Acerte na embalagem de comida Delivery


A embalagem de Delivery tem, sim, poder de influência. Saiba como definir a melhor alternativa para satisfazer os clientes que optam por pedir comida em casa

Quando o consumidor opta por pedir comida Delivery, normalmente ele espera por uma refeição rápida, saborosa e, principalmente, fresca. Mas e a embalagem de delivery, importa?

E como importa! Esse item preserva a refeição em bom estado e ainda pode ser um excelente material de divulgação.
Confira algumas dicas para oferecer a melhor embalagem para a comida Delivery.

1º) O QUE OBSERVAR AO ESCOLHER A MELHOR EMBALAGEM DE DELIVERY?

Aqui vai um guia rápido para iniciar a pesquisa da embalagem de delivery perfeita, que vai satisfazer seu cliente.


Medidas, quantidade e afins

  • Antes de definir a embalagem:
  • Calcule qual será a medida ideal
  • Defina o tamanho da porção
  • Escolha o meio de entrega que será adotado e o leve em consideração
  • Identifique qual é a temperatura adequada da refeição
Defina o material adequado
Está difícil se achar entre tantas opções? Vamos listar alguns materiais que encontramos no mercado para ajudar na busca da embalagem de delivery ideal para a comida.

Papelão – As caixas de papelão são famosas na entrega de pizzas, mas elas também são bastante utilizadas para salgados em geral. Elas isolam o calor e geralmente são mais resistentes do que o papel cartão, principalmente no que diz respeito ao transporte. Mais utilizadas para porções maiores, ou grande quantidade de comida.

Plástico – dentre os plásticos, uma das embalagens mais utilizadas são as de Polipropileno, um termoplástico que é reciclável. Para se certificar de que se trata desse material, é só observar se há um triângulo com o número 5 dentro e as letras “PP” logo abaixo. Elas são boas para o congelamento no freezer, ou aquecimento no micro-ondas.

Papel cartão resinado – o fechamento dessa embalagem pode ser por meio de selamento, o que garante uma vedação muito eficiente. Ela pode ir tanto ao forno, quanto ao freezer para o congelamento da comida. Massas costumam ser comercializadas nesse tipo de embalagem.
O papel cartão também é muito utilizado no box de comida chinesa e em caixas para hambúrguer.

2º) NÃO IMPORTA O QUE FOR, TEM QUE CHEGAR INTEIRO

Essa regra é clássica. Ninguém quer receber uma pizza com o recheio grudado na tampa da caixa, ou ainda um yakissoba que esteja vazando no box.

É primordial apostar em uma embalagem de delivery que seja bem vedada, que mantenha o alimento firme e que evite ao máximo sua desconstrução.

É claro que o cuidado na entrega também é aconselhável, mas contar com uma embalagem resistente já é de grande ajuda.

Sugestão de soluções:
  • Suporte para copos
  • Potes com boa vedação, ou caixas fechadas por selamento
  • Suporte tripé para caixa de pizza (evita que a pizza desmonte)
  • Embalagens com divisória

3º) MANTENHA O CALOR

Comer uma massa fria definitivamente não é o objetivo do consumidor. Se o alimento chegar inteiro, mas frio, não adianta muita coisa.

A embalagem de delivery pode ajudar nessa questão, mas há um item que não pode faltar: a caixa térmica.

Acomodar as embalagens em uma caixa que isole o calor durante o transporte é de extrema importância.

Sugestão de solução:
A marca Brascer, por exemplo, oferece ao mercado uma opção com controle de temperatura e umidade.
São as chamadas ‘hot box’, fornos portáteis que aquecem até 80° C por meio de uma base elétrica.

4º) FOQUE NA PRATICIDADE

Pedir comida já é bom, mas receber a refeição em uma embalagem prática é melhor ainda. É possível surpreender os clientes com sacolas, garrafas, potes ou até mesmo talheres descartáveis que contam com um design bonito e são funcionais.

Por exemplo, embalagens de delivery que suportam o calor do forno, ou podem ser aquecidas no micro-ondas já farão a diferença.

Sugestão de soluções:
  • Embalagens de alumínio ou de Polipropileno, que podem ser aquecidas
  • Envio de talheres de plástico

5º) EMBALAGEM PERSONALIZADA, SUA MARCA EM EVIDÊNCIA

Muitos estabelecimentos investem em embalagens personalizadas. Essa não é só uma questão de capricho como também é uma ótima oportunidade de deixar sua marca registrada na memória do consumidor.

São inúmeras opções. A logo pode fazer parte do adesivo que lacra a embalagem, a sacola, ou caixa, pode conter as informações de contato e dos endereços das Redes Sociais, a cor da embalagem pode ser a mesma da identidade visual, por exemplo.

Sugestão de soluções:
  • Busque referências em ferramentas online como o Pinterest, por exemplo
  • Envie panfletos publicitários e cartões de visita junto ao pedido
  • Pense em algo realmente marcante, que ao olhar imediatamente remeta ao seu produto e sua empresa

6º) FUNÇÃO DOIS EM UM

O mercado trabalha com um grande leque de opções, desde as mais simples até as sofisticadas. Se puder investir em algo que facilmente será reutilizado pelo cliente, aposte sem medo.

Quando a embalagem é bem feita e de qualidade, e oferece a possibilidade de ser reutilizada para alguma outra finalidade, não só o cliente ficará feliz e lembrará com mais frequência da marca, como também o meio ambiente agradecerá.

Aliás, outro ponto positivo é a possibilidade de encaminhar a embalagem para que se faça a reciclagem do produto. A questão ambiental deve sempre ter um espaço no modelo de negócios.

Sugestão de Soluções:
  • Sempre sinalize ao consumidor se a embalagem é reciclável
  • Se tiver a oportunidade, aproveite para dar referências de como reutilizar a embalagem
  • Aposte em materiais resistentes e com design atraente para garantir o reuso

Pronto! Agora você está preparado para enviar aos clientes uma embalagem versátil e uma refeição em perfeitas condições de consumo.
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